Quem tem filhos pequenos sabe o quão difícil pode ser manter a casa limpa e arrumada quando os ‘pequenos condóminos’ estão por perto. Mas há uma boa notícia: quando as crianças são envolvidas desde cedo na organização e na limpeza do lar, elas podem ser ‘condóminos exemplares’. Conheçamos alguns truques para cada idade:
• Parece-lhe que o seu filho de dois anos é ainda muito pequeno para ter tarefas domésticas? Saiba, então, que esta é a idade certa para que as crianças comecem a arrumar os brinquedos depois de os usarem, a colocar para lavar a roupa suja, a levantar o seu prato da mesa e a alimentar os animais de estimação.
• Aos quatro e cinco anos, é altura de solicitar a ajuda das crianças para pôr a mesa, para arrumar as compras do supermercado, para guardar a sua roupa nos armários e para fazer as suas camas.
• Dos seis aos dez anos, as crianças estão prontas para tarefas mais complexas, como ajudar a confecionar as refeições, secar a loiça, aspirar a casa, dobrar a roupa lavada e limpar o pó dos móveis.
• A partir dos 11 anos, é chegada a altura de aumentar o nível de responsabilidade, encarregando-as de trocar a roupa das camas, de colocar o lixo a rua, de lavar as casas de banho e até de preparar o lanche que vão levar para a escola no dia seguinte.
• Os adolescentes com mais de 14 anos já estão aptos para ser verdadeiros parceiros dos pais, ajudando a tomar conta dos irmãos, a fazer compras num estabelecimento do bairro ou a assumir outros recados de maior responsabilidade.
Como pode ver, o pequeno condómino que partilha o espaço consigo pode ser o seu braço direito na gestão doméstica do lar!
Voltar