Todos sabemos o quão grandes têm sido os desafios nestes últimos tempos, na procura de nos mantermos protegidos face ao Covid 19. Mas estas mudanças trouxeram também novas necessidades e novos comportamentos na forma como os condóminos se relacionam entre si, com o edifício e com a administração do condomínio.

Os relacionamentos e encontros nas partes comuns tornaram-se alvo de regras e de disciplina, obrigando ainda à utilização de máscara e ao distanciamento físico nas assembleias de condomínio, bem como a viagens de elevador com número reduzido e cumprimentos à distância.

Passou ainda a haver uma maior sensibilização na utilização dos espaços comuns, no sentido de manter uma limpeza mais rigorosa – com a higienização e desinfeção destas áreas, nomeadamente no que diz respeito a botões das campainhas e dos elevadores, corrimãos, interruptores e puxadores de portas. Em muitos casos, os condóminos passaram mesmo a optar por uma limpeza profissional e com maior frequência, aumentando o grau de segurança na utilização das partes comuns.

Já no relacionamento com a administração do condomínio, passaram também a ser privilegiados meios de comunicação, de atuação e de resolução de questões que privilegiam o afastamento físico. E, neste ponto, a tecnologia tem sido uma forte aliada que permite o contacto sem riscos de contágio.

Com todo este contexto, nas empresas de administração de condomínios, o número de visitas dos clientes tem diminuído, em prol do aumento de contactos telefónicos, e-mail e plataformas informáticas colocadas ao dispor dos clientes. Também, no que toca ao pagamento das quotas do condomínio, se tem assistido a uma preferência significativa pelos meios automáticos.

É, assim, importante que estes novos hábitos tragam uma maior consciência da importância dos nossos vizinhos, da valorização do condomínio e da interação com a administração do condomínio de uma forma mais prática e assertiva, e ainda com uma substancial poupança de tempo.

Porque, podemos aproveitar estes novos desafios e estas novas necessidades para fazer nascer também novas formas de estar, garantindo-se que a qualidade das relações e dos serviços continua a estar no topo das nossas prioridades.

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