Os veículos elétricos estão a ganhar terreno no mercado nacional. Saiba de que forma os condomínios têm acompanhado esta evolução e as soluções que oferecem aos seus utilizadores.
Já existe legislação para a instalação de carregadores em garagens privadas ou condomínios. A lei determina que todos os novos edifícios terão que incluir uma pré-instalação de tomada elétrica, em cada lugar de estacionamento, para permitir o carregamento de qualquer veículo elétrico. Em edifícios onde ainda não exista a pré-instalação, e se algum condómino pretender a sua instalação numa parte comum do edifício- esteja ou não afeta ao uso exclusivo do respetivo condómino – este procedimento necessita sempre de uma comunicação prévia, por escrito, à administração do condomínio, com uma antecedência mínima de 30 dias, face à data pretendida para a instalação.
A administração do condomínio só poderá opor-se quando já esteja previsto, no prazo de 90 dias, a instalação de um ponto de carregamento que satisfaça essa pretensão, quando já exista um ponto de carregamento para uso partilhado que assegure os mesmos serviços e a mesma tecnologia, quando coloque em risco efetivo a segurança de pessoas e bens ou prejudique a linha arquitetónica do edifício.
Tem sido recorrente, em Portugal, a realização de iniciativas, planos e investimentos para estimular novas opções de mobilidade. As cidades estão a ser dotadas de um conjunto de infraestruturas e meios que incentivam os cidadãos a adotar comportamentos mais sustentáveis. Os condomínios não são exceção e têm seguido esta tendência, com a oferta de soluções e alternativas para facilitar a utilização de veículos eléctricos.
Voltar
Icon chat bubble