Nos edifícios de habitação existem várias situações perigosas que colocam todos os dias, os seus utilizadores em risco, sejam eles condóminos, visitantes, prestadores de serviços, forças de segurança ou de socorro. A ausência de iluminação de emergência e de sinalização de segurança nos patamares é, infelizmente uma das questões descuradas pelos condomínios. A esta vem juntar-se o problema da obstrução das vias de evacuação ou a inexistência dos contactos de emergência que, aliados à ausência de manutenção preventiva, às instalações técnicas e de equipamentos de segurança, são exemplos de situações que podem pôr em risco os habitantes e visitantes do condomínio.
É por isso, fundamental criar, implementar e cumprir medidas preventivas, que embora simples, são bastante eficientes na garantia da segurança e saúde das pessoas. Cada condomínio deverá ter afixadas num local visível e de acesso comum, as regras de segurança no condomínio tais como: informação com os contactos de emergência, manter os caminhos de evacuação limpos e desobstruídos e existência da sinalização de segurança, informação dos pisos e das áreas técnicas como corte geral de gás, água e eletricidade.
Também é importante o fornecimento dos contactos (telefone e/ou mail) dos condóminos à administração para que esta possa contactar numa situação de emergência.
Voltar
Icon chat bubble