Se tem um imóvel que gostaria de arrendar, mas precisa de obras e não tem verba, a reabilitação é uma boa opção. Sabe quais os apoios a que se poderá candidatar se pretende reabilitar uma habitação?
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana tem a decorrer o programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”. Destinado a proprietários – pessoas individuais ou coletivas, entidades públicas ou privadas – este projeto prevê o financiamento de operações de reabilitação de edifícios, com idade igual ou superior a 30 anos, e que após serem reabilitados deverão destinar-se, predominantemente, a arrendamento habitacional, a preços acessíveis.
As principais vantagens deste programa prendem-se com as condições financeiras associadas, nomeadamente, a concessão de financiamento até ao montante de 90% do investimento total da operação de reabilitação. O prazo máximo de reembolso do empréstimo é de 15 anos, contados da data do termo do período de carência, e existe a possibilidade de o promotor poder solicitar um adiantamento de até 20% do montante do empréstimo. A amortização pode ser efetuada em prestações mensais, sucessivas e constantes de capital e juros, com a aplicação do regime de taxa de juro fixa, a definir no momento da aprovação da operação. Este programa disponibiliza, ainda, a colaboração dos técnicos do Instituto no acompanhamento e desenvolvimento dos projetos, ao longo de todo o processo.
Voltar