A primeira impressão de uma casa é retratada através da sala, por ser o local onde recebemos as visitas e apresentamos o nosso lar. Por isso, este espaço deve refletir a sua personalidade, contendo elementos que lhe confiram beleza, identidade e conforto.
Aqui descrevemos dois tipos de salas, a de jantar e a de estar, as quais têm especificidades e funções muito diferen-tes. Embora, quando pensamos na decoração destes espaços, devemos preocupar-nos não só em satisfazer o lado estético, mas ao mesmo tempo responder à funcionalidade e conforto.
Antes de se selecionar o mobiliário e acessórios de decoração, deve-se determinar um estilo de decoração (moderno, clássico, romântico, etc.), e a partir daí escolher cores, texturas e acabamentos. A dimensão e formato da sala, irá também determinar o melhor planeamento de layout de mobiliário, tirando o máximo de potencial que nela existe.
Para os espaços mais pequenos, que são os mais difíceis de organizar, deixamos aqui algumas dicas:
  • Opte por cores mais claras e espelhos, que abrem os espaços e refletem melhor a luz, dando profundidade e amplitu-de ao ambiente.
  • Para a zona de refeições, o ideal são as mesas extensíveis, que abrem e fecham de acordo com as suas necessidades, ou mesas com tampos em vidro, que “desaparecem” devido à sua transparência, não ocupando espaço visual.
  • Deve ainda apostar em cadeiras confortáveis e claro numa boa iluminação, para que a hora das refeições seja um mo-mento de partilha e alegria entre família e/ou amigos.
  • Para a zona de estar, pense em iluminação baixa (candeeiros de mesa) e mobiliário baixo (móvel TV, sofá, mesas de apoio, etc.), de forma a transformar todo o ambiente mais acolhedor e tranquilo.
Às duas por Três
Voltar