Podemos considerar dois tipos de contratos de manutenção de elevadores:

CONTRATO DE MANUTENÇÃO SIMPLES

Destina-se a manter a instalação em boas condições de segurança e funcionamento, sem incluir substituição ou reparação de componentes. No caso dos ascensores, este contrato engloba, no mínimo, as seguintes obrigações:

  • A limpeza anual do poço, da caixa, da cobertura da cabina, da casa das máquinas e dos locais das rodas do desvio;
  • A inspeção semestral dos cabos e a verificação semestral do estado de funcionamento dos paraquedas;
  • A disponibilização de um serviço permanente de intervenção rápida para desencarceramento de pessoas, no caso dos ascensores colocados em serviço, nos termos de Decreto-Lei nº 295/98, de 22 de setembro.

A periodicidade desta manutenção deve ser mensal, salvo em situações devidamente autorizadas pela Direção-Geral de Energia, não podendo o contrato ter duração inferior a um ano.

CONTRATO DE MANUTENÇÃO COMPLETA

Destina-se a manter a instalação em boas condições de segurança e funcionamento, incluindo a substituição ou reparação de componentes, sempre que se justificar. O contrato de manutenção completa compreende, no mínimo, as seguintes obrigações:

  • A prestação dos serviços previstos no contrato de manutenção simples;
  • A reparação ou substituição de peças ou componentes deteriorados, em resultado do normal funcionamento da instalação, incluindo, nomeadamente, no caso dos ascensores:
    • A verificação de órgãos da caixa constituídos por cabos de tração, do limitador de velocidade, de compensação e do seletor de pisos e de fim de curso, cabos elétricos flexíveis, rodas de desvio e paraquedas;
    • A verificação de órgãos da casa das máquinas constituídos por motor e ou gerador elétrico, máquina de tração, freio, maxilas de frenagem e os componentes do quadro de manobra cuja tensão nominal tenha tolerância inferior a 5%.

Esta manutenção tem a duração de cinco anos, sendo renovável por iguais períodos, salvo se for acordado, por escrito, outro prazo pelas partes.

Voltar
Icon chat bubble