O programa  “Porta 65”, criado com o objetivo de promover a emancipação e mobilidade residencial dos jovens através do apoio ao arrendamento urbano, apresenta, para o ano 2018, critérios mais abrangentes.
Assim, o programa de apoio ao arrendamento por jovens que estava disponível para jovens dos 18 aos 30 anos, passa agora a alargar a faixa etária até aos 35 anos. Podem, ainda, candidatar-se ao programa casais jovens não separados judicialmente de pessoas e bens ou em união de facto, com residência no locado e com idade superior a 18 anos e inferior a 35 anos, podendo um dos elementos do casal ter idade até 37 anos. Estão igualmente abrangidos jovens em coabitação, com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos, partilhando uma habitação para residência permanente dos mesmos. Se o jovem completar 35 anos durante o prazo em que beneficia do apoio, pode ainda candidatar-se até ao limite de duas  candidaturas subsequentes, consecutivas e ininterruptas. Estas condições aplicam-se aos casos em que um dos elementos do casal complete 37 anos durante o prazo em que beneficia o apoio.
Outra alteração relevante tem a ver com o apoio financeiro do “Porta 65” que continua a ser concedido sob a forma de subvenção mensal não reembolsável, por período de 12 meses, podendo ser renovado em candidaturas subsequentes até ao limite que passou de 36 para 60 meses.
Voltar
Icon chat bubble