Os sistemas de sonorização e alarme por voz, denominados de Sistemas de Emergência e Evacuação por Voz, permitem a transmissão de informação por voz  com o objetivo de alertar, de forma inequívoca e no menor espaço de tempo possível, os ocupantes de um determinado edifício ou recinto para uma situação de perigo, garantindo uma evacuação ordeira e segura. ​

As unidades de controlo e sinalização dos sistemas automáticos de deteção de incêndios estão ligadas a estes sistemas, que são essencialmente constituídos por microfones de emergência e leitores de mensagens pré-gravadas.  Quando o sistema recebe um sinal de alarme, deve automaticamente responder, reproduzindo uma determinada mensagem de evacuação ou alerta, a partir da base de dados digital. A mensagem é então amplificada e transmitida para o local a proteger através de altifalantes.

Como se percebe, estes sistemas são importantes porque permitem ganhar rapidez e eficiência na evacuação de pessoas, tendendo ainda a reduzir o risco de pânico e a aumentar a sensação de segurança – tendo ainda a vantagem de passar instruções específicas para orientar as pessoas perante o perigo.

Para além disso, os sistemas de alarme por voz podem também ser utilizados como meio de transmissão de música ambiente nas partes comuns do edifício.

Voltar
Icon chat bubble