Agora que a pior fase da pandemia parece já ter passado, podemos fazer uma breve análise e perguntar: o que mudou, afinal, nas vidas dos condóminos? E que mudanças aos hábitos diários vieram para ficar?

Uma das alterações mais claras prende-se com a maior dependência do online para trabalhar, para fazer compras, para fazer cursos e até para comunicar com amigos e familiares. Mas que impacto pode ter no bem-estar físico e mental todos estes meses passados em casa, em frente a um computador?

São inegáveis (e quase incontáveis) as vantagens que perdemos com os confinamentos: sair para trabalhar, mudar de ambiente, encontrar pessoas, falar e desabafar sobre a vida, trocar ideias e experiências, aprender, desenvolver dons e capacidades, obter apoio e partilhar projetos e aprendizagens  com os colegas e amigos de trabalho.

Para além disso, o trabalhar “à distância” trouxe outro problema:  na maior parte dos casos, deixámos de ter horas definidas para as pausas e até para terminar os dias de trabalho. Afinal, o computador estava sempre ali ao nosso lado, sendo tão simples responder a um email às nove da manhã como acabar uma proposta já depois do jantar.

No entanto, esta exposição prolongada ao ambiente profissional tende a dificultar a produção de melatonina, uma hormona  importante na indução de estados de relaxamento e de sono, acabando por provocar ansiedade e depressão.

É preciso estar atento para não permitir cair num estado de desequilíbrio psicológico,  tendo ainda atenção às condições de trabalho – como a iluminação adequada e as cadeiras ergonómicas (que permitam regular a altura do assento e do braço e que tenham encosto com apoio lombar) – para além der ser essencial definir um horário de trabalho que favoreça momentos de pausa e um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

A vivência da casa e do condomínio tornou-se, assim, mais intensa. E este tempo acrescido em casa fez até com que os vizinhos se cruzassem mais vezes do que, fora do contexto pandémico, poderia ser normal. Se assim é, porque não aproveitar este regresso à ‘normalidade’ para repensar os espaços comuns, promovendo o seu melhor aproveitamento para o convívio dos condóminos e dos seus amigos e familiares? Umas cadeiras estrategicamente colocadas no pátio ou umas espreguiçadeiras no terraço do edifício podem ser (com a devida higienização) uma ótima desculpa para conhecer melhor os outros condóminos e, quem sabe, fazer uma amizade com alguém da porta do lado!

Voltar
Icon chat bubble