No passado dia 21 de fevereiro realizou-se o CEO Franchising Conference, que teve lugar nas instalações do Millennium BCP, em Lisboa. Este encontro reuniu dezenas de profissionais da área que tiveram a oportunidade de ficar a conhecer os maiores desafios e as grandes tendências deste setor, através de exposições e debates encabeçados por alguns dos mais importantes representantes de marcas de franchising a atuar em Portugal. Paulo Antunes, CEO da LDC, foi um dos oradores presentes neste encontro e deixa-nos aqui algumas informações sobre como o modelo de franchising da marca tem contribuído fortemente para fazer da LDC líder incontestável no mercado nacional.
O franchising é, de facto, um modelo de negócio atual?
O franchising é e continuará a ser um modelo atual, pois as marcas que perduram no tempo são as que apostam na inovação e no desenvolvimento dos seus conceitos de negócio. Esta característica, ao estar na génese do modelo de negócio em franchising, permite que este seja um setor cada vez mais ativo e transversal a todas as áreas da economia, sejam eles conceitos industriais, de comércio ou de serviços.
Num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o poder abrir um negócio já testado, o acompanhamento técnico e/ou operacional e a capacidade negocial de uma rede são fatores de atratividade do franchising, que certamente irão perdurar no tempo.
Que vantagens encontrou a LDC no franchising para fazer deste o seu modelo de negócio?
No nosso setor temos uma necessidade muito grande de um atendimento personalizado e de uma gestão de equipas de proximidade que sejam capazes de entregar o melhor serviço aos nossos condóminos, pelo que o franchising nos permite ter o dono do negócio em cada uma das nossas lojas. Partilhamos, assim, um negócio de sucesso com os nossos franchisados, permitindo que cada um seja líder de mercado na sua zona geográfica com um negócio sustentável e gerador de valor.
De que forma tem o franchising da LDC conseguido adaptar-se às novas exigências do mercado – sobretudo no que diz respeito ao comportamento do consumidor e às tendências digitais?
A LDC vem desde 2002 a revolucionar o mercado da administração de condomínios, apresentando soluções tecnológicas inovadoras. Em 2002 fomos a primeira empresa a disponibilizar toda a informação aos nossos condóminos online, a ter uma plataforma de gestão totalmente online com interligação de todas as lojas da rede. Plataformas estas que evoluíram de forma drástica até aos dias de hoje, onde já conseguimos desmaterializar toda a documentação contabilística dos condomínios, e disponibilizá-la aos condóminos.
Hoje, os condóminos contam com a APP MyLDC, onde podem não só comunicar com o administrador do seu condomínio, como consultar toda a informação do seu condomínio, ou simplesmente gerar uma referencia multibanco para pagamento.
A nossa relação com os clientes é, assim, cada vez mais digital e interativa.
Quais são os maiores desafios que a LDC encontra ao trabalhar com uma rede de franchisados?
Os desafios que encontramos ao gerir uma rede de franchising são aqueles que nos permitem crescer e ser cada vez mais competitivos. Ao trabalharmos no dia-a-dia com um grande grupo de empresários, temos de ser capazes, enquanto marca, de dar resposta às suas pretensões e aos seus objetivos, o que gera uma dinâmica colaborativa, que, embora seja muito exigente, é o que nos permite manter uma marca com 15 anos na linha da frente do que de melhor se faz na administração de condomínios em Portugal.
Quais serão os próximos passos da LDC no sentido de inovar o modelo de franchising atual?
Os próximos passos fazem parte de um longo percurso, onde a cada dia vamos conquistando novas metas. Estamos muito atentos às necessidades dos nossos condóminos, à estratégia de valorização de cada condomínio que gerimos e é sobre estes pilares que iremos continuar a apresentar novas soluções – sejam elas tecnológicas ou de estratégia no modelo de gestão de cada edifício.
Este é o modelo que nos permite também atrair para a LDC novos franchisados que encontram na nossa marca uma possibilidade de investimento seguro e rentável.
Voltar
Icon chat bubble