Loja do Condominio - Franchising em Administração de Condomínios
Efetue a
sua pesquisa
Descubra uma
loja perto de si

Notícias

Esteja a par de todas as novidades sobre a Loja do Condomínio e sobre Administração de Condomínios

Chegaram as férias escolares – e agora?

Notícias do Condomínio

Visto: 518 vezes
03 de Julho 2018
Chegaram as férias escolares – e agora?
As férias escolares já se instalaram a todo o gás – e este pode ser um dos maiores desafios anuais para a maioria dos pais, que se pergunta como é que pode, afinal, ocupar os seus filhos durante tanto tempo. Para dar resposta a esta questão, deixamos-lhe aqui algumas sugestões:

O ATL caseiro: O ideal seria, com toda a certeza, que todos os pais tivessem condições para confiar os seus filhos a espaços com atividades de tempos livres (ATL), onde eles estivessem seguramente ocupados e entretidos durante as férias. No entanto, não existindo esta possibilidade, o truque pode passar por fazer da sua casa um verdadeiro ATL. Basta alguma criatividade e organização para criar programas de atividades semanais. E aqui vale tudo: desde a plantação de uma pequena horta, a aprender a confecionar bolos, a pintar com aguarelas, a fazer construções com plasticinas...

Educador à vez: Há muitos condomínios onde as relações de vizinhança são de tal forma saudáveis que os vizinhos se oferecem para receber os filhos de outros condóminos, enquanto estes garantem as suas ocupações profissionais ou sociais. Se tem boas relações com os seus vizinhos, esta pode ser uma excelente forma de garantir que os miúdos estão ocupados e supervisionados durante um período das férias: numa semana passam as tardes com a colega do 1º direito, na semana seguinte ficam na casa do amigo do último andar e na semana a seguir será a sua vez de ocupar as crianças do prédio.

Ocupação e responsabilidade: Os seus filhos já entraram na adolescência e são miúdos responsáveis? Então, poderá ter encontrado a melhor forma de os ocupar e de lhes reforçar ainda mais esse princípio de responsabilidade, atribuindo-lhes funções pelas quais poderão até ser remunerados: tomar conta do bebé da vizinha do prédio ao lado, levar a passear os cães do vizinho ou até fazer as compras da vizinha que todos os dias se queixa de já não ter idade para tal tarefa.

Independentemente da forma de ocupação, é normal que existam momentos em que as crianças, a partir de certa idade, fiquem sozinhas em casa. Neste caso, o essencial é que garanta as máximas condições de segurança, minimizando o risco de ocorrência de qualquer acidente doméstico:
_ adverti-las para não utilizarem o fogão nem ligarem o gás
_ ensiná-las a não abrir nunca a porta de casa
_ garantir que os contactos dos familiares mais próximos estão acessíveis para o caso de as crianças necessitarem
_ ter um vizinho ou amigo de pré-aviso que possam intervir caso exista alguma urgência.

Com estas regras de segurança e alguma criatividade para ocupar os mais novos, vai ver que estes meses de férias vão ser como se pretende: calmos, divertidos e sem (grandes) dores de cabeça para os pais!

Pesquisar Noticias

Categorias

Tags

Notícias do Condomínio

Jornal

Nº 58 - JUL_SET 2018

Notícias do Condomínio
testcc