O carretel é um equipamento fácil de utilizar por qualquer ocupante de um edifício na fase inicial de um incêndio em combustíveis sólidos (Ex: madeira, papel, têxteis, PVC, etc. – mas não devendo ser aplicado em equipamentos elétricos em tensão).

Podendo estar localizado num armário e sendo essencialmente constituído por uma mangueira, acondicionada num tambor, e por uma agulheta, o carretel é normalmente colocado nos caminhos horizontais de evacuação (corredores, antecâmaras, átrios, galerias, etc.) e junto à saída para os caminhos verticais (escadas), devendo ser devidamente sinalizado.

Este equipamento deve ainda ser colocado em espaços desimpedidos e livres de quaisquer elementos que possam comprometer o seu acesso ou a sua manobra, e deve obedecer a uma altura do pavimento não superior a 1,5m, a partir do manípulo de manobra.

Para garantir que o carretel de incêndio está em boas condições de utilização é necessário proceder a uma inspeção trimestral, verificando se o equipamento está no local designado, desobstruído, visível e se não está defeituoso, corroído ou com fugas. É requerida também manutenção anual, na qual se verificam o fluxo e a pressão da água; o funcionamento da válvula de corte e o estado geral da mangueira, do orientador e das tubagens de abastecimento de água, confirmando-se ainda se o eixo e o tambor rodam livremente e ensaiando-se o mecanismo de abertura e fecho da agulheta.

Além disso, a cada 5 anos deve ser realizada uma prova de pressão hidráulica.

Voltar
Icon chat bubble