No pico do verão surgem as férias e as consequentes ausências mais prolongadas das nossas habitações – sendo precisamente por isso que, nesta altura, aumenta o risco de furtos e assaltos. No entanto, há algumas precauções que devemos tomar e que reduzem em muito a possibilidade de termos um desgosto no regresso a casa.

A primeira delas é, naturalmente, a discrição. Se vai de férias, avise apenas uma pessoa de sua confiança e deixe-lhe a chave da casa e da caixa do correio, para que a correspondência não se acumule. Muitas cartas na caixa de correio são um sinal precioso para os ladrões de que a sua casa pode ser um alvo seguro, pelo que todo o cuidado é pouco com este aparente detalhe.

Lembre-se também de avisar o administrador do condomínio de que vai estar fora e dê-lhe o contacto da pessoa que ficar com a chave, para que, em caso de necessidade, ele a possa contactar.

Tenha ainda cuidado com as redes sociais, como o Facebook. Não publique informações que indiquem a sua ausência, mesmo que indiretamente. É importante não esquecer que, afinal, os larápios também usam a Internet…

No que respeita a medidas físicas de proteção, utilize luzes com temporizadores que acendam e apaguem a horas determinadas e peça à pessoa a quem confiou as chaves de casa que abra as cortinas e persianas durante o dia. Se tiver alarme na sua fração, verifique se o mesmo está em boas condições de funcionamento antes de ir de férias. Se estiverem previstas obras no edifício, tente não sair nessa altura. A movimentação adicional torna o prédio vulnerável a visitas indesejadas.

Finalmente, mas não menos importante: pode recorrer à ajuda da PSP para manter a sua casa segura. Basta dirigir-se a uma esquadra com o bilhete de identidade e um documento comprovativo da sua morada, e aí preencher um impresso. Entre 15 de junho e 15 de setembro, as patrulhas da PSP manterão a sua casa sob vigilância, certificando-se que nada de anormal se passa.

Tudo tratado? Então, boas férias!

Voltar
Icon chat bubble