Com a nova geração de contadores de eletricidade, já pode dizer “adeus” às faturas com valores baseados em estimativas de consumo. Estes contadores promovem soluções inovadoras e avançadas na mediação, na recolha e no tratamento de dados de consumo e de produção nas redes de baixa tensão, em nome de uma maior eficiência energética e de uma também maior poupança económica.

O Plano de Substituição de Equipamentos de Medição, que já está em marcha, indica que, para suprimentos de até 15kW de energia contratada, “os medidores antigos devem ser substituídos por novos equipamentos digitais que permitam discriminação de tempo e gerenciamento remoto antes do dia 31 de dezembro de 2022”. 

A instalação dos novos contadores não terá qualquer custo para o consumidor dado que o mesmo é propriedade e responsabilidade do ORD. Relativamente a esta situação, o consumidor continuará a pagar o mesmo preço de potência contratada ao seu comercializador de eletricidade.

As infraestruturas das redes inteligentes incluem não só os contadores inteligentes, mas também sistemas e tecnologias de comunicações e de tratamento dos dados de energia. Assim, passará a ser possível aceder a um conjunto de capacidades avançadas – como, por exemplo, fazer a medição e o registo de consumo e injeção na rede com detalhe de 15 minutos ou da potência máxima utilizada, sem a presença do leitor ou do cliente na instalação, ou até a realização de outras operações à distância por aceso remoto como:

  • a alteração de potência contratada
  • a parametrização de ciclos tarifários
  • a alteração de titularidade com leitura real e sem necessidade de agendamento
  • a recolha de informações sobre o equipamento
  • a interrupção e religação automáticas de serviço. 

Vantagens nas funcionalidades destes contadores:

  • Leituras automáticas: deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador
  • Faturas sem estimativas: com a comunicação automática de leituras, a faturação deixa de ser feita com base em estimativas, mas antes baseando-se em dados reais de consumo. Pagará, assim, apenas o que consumiu durante o período de faturação.
  • Operações remotas: permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa. A leitura real do consumo é feita diariamente.
  • Despiste mais eficaz de avarias: permite um despiste mais eficaz de avarias, bem como a resolução remota de problemas técnicos
  • Maior controlo sobre os seus consumos: regista informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, o consumidor poderá obter informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes – como, por exemplo, quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.
Voltar
Icon chat bubble