Com o surgimento e a expansão da pandemia Covid 19, o cenário mudou drasticamente e diversas dúvidas  pairam no ar, nomeadamente quanto ao que devemos fazer dentro dos nossos condomínios.

Para responder a essas questões a quem faz parte de um condomínio (seja administrador, condómino, funcionário ou prestador de serviço), a Loja do Condomínio preparou um guia com sugestões para as principais áreas da vida em condomínio que sofrem o impacto deste vírus.

Assembleias de condomínio

O fato de estarmos diante da atual pandemia de coronavírus (Covid 19) é motivo mais que suficiente para o cancelamento e/ou adiamento das assembleias de condóminos. Por isso, a recomendação é aguardar, só se devendo retomar assembleias quando houver segurança, já que a saúde pública e a vida de todos são neste momento a prioridade e uma questão de ordem pública.

Interdição de áreas de lazer nos condomínios

Temos de evitar aglomerações, pelo que os condomínios devem avaliar, individualmente, a suspensão de atividades em espaços infantis, áreas desportivas fechadas e salas de condomínio, entre outros.

Se a recomendação de não usar as áreas comuns não surtir efeito e tendo em conta o atual cenário, entendemos ser possível determinar o encerramento e a proibição do uso dessas áreas, visando a preservação da saúde de todos.

Condóminos: nova etiqueta e cuidados redobrados com higiene

– Caso o elevador esteja cheio, deve aguardar o próximo ou utilizar as escadas. Para além disso, e por forma a evitar constrangimentos, utilize somente este equipamento com pessoas do seu agregado familiar

– O Ideal é suspender as obras em curso, principalmente se o trabalho estiver a ser realizado por mais que um profissional

– Proteja as mãos ao abrir uma porta (maçaneta), ao usar as escadas (corrimãos) e ao chamar o elevador (botões e porta). Se possível, use luvas ou utilize um papel e deite-os imediatamente fora, para não contaminar outras superfícies

– Mantenha distância de pelo menos 1,5 m das pessoas

– Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel, ao tossir ou espirrar, e deite para o lixo o papel utilizado

– Mantenha as mãos sempre higienizadas, lavando-as frequentemente com água e sabão (durante cerca de 20 segundos)

– Suspenda temporariamente jantares e confraternizações, evitando que outras pessoas frequentem o condomínio e a sua casa

– Ao chegar a casa, reserve um local para trocar de calçado e mudar de roupa, lavando imediatamente o vestuário que utilizou ao sair (programando uma temperatura para a lavagem superior a 60º).

Casos confirmados ou suspeitos no condomínio: como proceder

Em caso de confirmação que um condómino tem COVID 19, as autoridades devem ser informadas para que a pessoa possa estar sob vigilância e ir seguindo as orientações do SNS.

A pessoa contaminada ficará em quarentena domiciliária, devendo ser reforçadas as rotinas de limpeza para evitar contaminar os demais moradores.

Para além disso, o doente deve ter os seguintes cuidados:
– Não circular pelas áreas comuns, isolando-se em casa
– Se realmente precisar de circular no condomínio, fazer uso de máscara e:
– desinfetar as áreas por onde o doente passou (elevador, por exemplo).
– manter distância mínima de 1,5 m de outras pessoas.

Solidariedade com infetados, idosos ou grupos de risco

A solidariedade é sempre bem-vinda, mas especialmente necessária e apreciada em momentos de crise, como este que nos encontramos a atravessar. Assim, é possível que os condóminos se organizem para ajudar algum vizinho que se saiba estar infetado, perguntando se ele precisa de alguma coisa e entregando à porta (sem contacto direto) alimentos e outros bens de primeira necessidade de que ele necessite. Para além disso, um telefonema de acompanhamento diário a este vizinho é um simples gesto que não prejudica a vida dos condóminos, trazendo ao mesmo tempo conforto para quem precisa e deve ficar em quarentena.

O mesmo se aplica com os vizinhos idosos que pertençam ao grupo de risco – diabéticos, hipertensos, cardíacos, asmáticos, doentes renais, etc., que também devem seguir a recomendação de ficar em casa durante o máximo de tempo possível.

Áreas comuns do condomínio – limpeza e desinfeção

Dentro do condomínio, a limpeza e desinfeção das áreas comuns deve ser uma prioridade, garantindo-se três pressupostos:

– Limpeza regular. Sempre que possível e com a ajuda de todos (inclusive dos moradores, dado que os recursos neste período são limitados), a limpeza deve ser reforçada, devendo-se ter especial atenção com os elevadores (portas e botões), os corrimãos das escadas , as maçanetas, as portas, as caixas do correio e os intercomunicadores, entre outros. Para o efeito, deve utilizar-se produtos de limpeza com capacidade desinfetante

– Ventilação. Deixar os corredores o mais ventilados possível

– Higienização. Motivar os moradores a higienizarem as mãos ao entrar no prédio, para evitar contaminar as superfícies no condomínio.

in Sapo Lifestyle

ver artigo

Voltar
Icon chat bubble