A falta de gás, quando ocorre, pode estar associada às válvulas de corte de gás aos aparelhos (por estarem fechadas), a um problema técnico na instalação (devido a avaria, deficiência técnica ou operação de manutenção na rede de fornecimento), a uma ordem de interrupção de fornecimento (devido, por exemplo, à falta de pagamento da fatura ou identificação de fraude imputada ao consumidor) ou pode ainda simplesmente decorrer de uma indisponibilidade de serviço de abastecimento de gás na rede pública devida a casos fortuitos, imprevisíveis ou de força maior.  Em alguns destes casos, é possível ao Cliente atuar diretamente na resolução do problema, enquanto que outras situações requerem uma intervenção técnica do ORD (Operador de Rede de Distribuição de Gás Natural).
Quando ocorre uma interrupção no fornecimento de gás natural, o consumidor pode verificar se a válvula de corte de gás de determinado aparelho se encontra na posição aberta. Caso esta válvula esteja aberta e ainda não haja fornecimento de gás, deve verificar-se o contador do gás e confirmar se existe algum selo na válvula de corte. Quando o operador de distribuição de gás tem algum impedimento técnico no fornecimento, é colocado um selo vermelho e quando há um impedimento do fornecimento por ordem do comercializador, é colocado um selo amarelo.
Caso não exista nenhum selo no contador de gás e a interrupção do fornecimento persista, o consumidor deve:
  • Verificar se a válvula do corte está na posição aberta
  • Confirmar que as válvulas dos aparelhos a gás estão fechadas
  • Aguardar sensivelmente 10 minutos
  • Abrir lentamente apenas a válvula do fogão ou da placa e acender o maior queimador
  • Aguardar que a chama fique estável e só depois abrir as válvulas dos restante aparelhos a gás.
Se mesmo assim o fornecimento de gás natural não se verificar, o cliente deve contactar o ORD, com vista a compreender e desbloquear, o mais rapidamente possível, esta situação.
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