Todas as pessoas querem viver em paz, segurança e harmonia. A questão é perceber que todos escolhemos caminhos diferentes para alcançar este objetivo comum. É precisamente neste ponto que começam, muitas vezes, os desafios.

Viver no regime da propriedade horizontal rodeado de vizinhos requer uma aprendizagem que passa por saber quais os direitos e os deveres que assistem aos condóminos. Aos direitos e deveres legalmente estabelecidos, juntam-se muitas vezes outros definidos no regulamento interno do condomínio, que ajudam a preservar a harmonia na vida diária dos condóminos.

Mas uma coisa é certa: os deveres e direitos que derivam da lei e do regulamento interno do condomínio só funcionam quando há bom senso, respeito e boa vontade relativamente às pessoas que moram ao lado.

Para que as dificuldades sejam superadas, aqui ficam algumas dicas para lidar com os vários tipos de vizinhos:

O vizinho “picuinhas”

Agir de forma correta, apresentar factos e documentos que sustentem a validade dos argumentos de forma perfeita e clara. Na resolução de conflitos pode haver uma certa teimosia por considerar que a sua ideia é a melhor. Manter a boa educação e assertividade ajuda a ultrapassar os conflitos.

O vizinho conversador

Mostrar simpatia e cordialidade. Devemos deixar bem claro que a nossa postura quanto aos problemas do condomínio não afetam o facto de simpatizarmos com ele. A melhor forma de amenizar um conflito é lembrar-lhe que o condomínio precisa da sua ajuda.

 O vizinho estrela

Reconhecer e aplaudir explicitamente todos os esforços e trabalho que ele desenvolva em prol do condomínio. Os conflitos resolvem-se pela negociação.

 O vizinho instável

Quando não fala e se isola, devemos manter o afastamento; quando fala e dá opiniões, devemos ouvi-lo atentamente. O conflito desenlaça-se quando é questionado sobre como se sente relativamente a determinada questão.

 O vizinho reservado

Respeitar o seu espaço e privacidade. Fornecer antecipadamente informação sobre as questões em análise. Ser sucinto. Para resolver um conflito, deve informar-se sobre o tema em debate e agendar dia e hora para o esclarecer.

O vizinho desconfiado

Incutir confiança repetidamente através da clareza e de provas que atestam a veracidade de tudo o que se diz. O conflito só se resolverá se a outra parte definir a sua posição e for possível repor a confiança.

O vizinho divertido

Apresentar opções sobre as decisões a tomar. Ajudá-lo a manter o foco nos temas em debate. Este perfil tende a fugir de situações conflituosas e, quando assim não acontece, rapidamente apresenta várias soluções.

O vizinho bruto

Mostrar que se está do seu lado, apresentar soluções e ação rápida para resolver as questões do condomínio. Os conflitos resolvem-se com assertividade, ação e competência.

O vizinho harmonioso

Gosta de ouvir todas as opiniões e concorda com toda a gente. É difícil obter a sua opinião sobre os assuntos, porque os outros podem discordar dela. Os conflitos resolvem-se com diplomacia e consenso.

Compreendidos os diferentes tipos de vizinhos e as suas necessidades, será muito mais simples construir-se um condomínio rico em harmonia e boas relações!

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