Efetue a
sua pesquisa
Descubra uma
loja perto de si


Notícias

Esteja a par de todas as novidades sobre a Loja do Condomínio e sobre Administração de Condomínios

Quem manda no condomínio?

Notícias do Condomínio

Visto: 3786 vezes
13 de Janeiro 2016
Quem manda no condomínio?
A assembleia de condóminos é o órgão máximo do condomínio, no qual todos os condóminos têm o direito e o dever de participar. É a única forma democrática e legalmente correta para se debaterem ideias, encontrando soluções que melhor representem os interesses coletivos.

Deve ser realizada uma assembleia ao fim de cada doze meses de exercício de atividade da administração. Tem por objectivo a apresentação e aprovação das contas referentes aos doze meses que passaram e apresentação e aprovação do orçamento para os doze meses seguintes.

Por tratar de assuntos de gestão ordinária do condomínio, a assembleia é denominada “assembleia ordinária”. Para que funcione e tenha um resultado eficaz é importante que, com alguma antecedência da data marcada para a sua realização, seja enviada aos condóminos a apresentação destas contas, bem como, a proposta de orçamento para o ano seguinte, devendo as mesmas ser acompanhadas dos respetivos relatórios explicativos.

Esta prática deve possibilitar aos condóminos o tempo necessário para analisarem e refletirem sobre os documentos objeto de aprovação na assembleia. Por outro lado, dá também a possibilidade de solicitarem os esclarecimentos necessários junto da administração do condomínio. Quanto mais esclarecidos os condóminos estiverem, mais rápida será a assembleia.

Pela importância que as assembleias representam na vida do condomínio, é de salientar que que a presença de todos os condóminos é indispensável. As ausências podem impedir a sua realização por falta de quórum.

  • Se não puder estar presente faça-se representar. Basta passar uma declaração de poderes a outra pessoa. Não é pela sua ausência nas assembleias que deixa de ficar vinculado às deliberações tomadas.
  • Oiça os seus vizinhos sem os interromper e respeite as suas opiniões, mesmo que sejam contrárias à sua.
  • Participe quando for a sua vez de falar. Seja sucinto, positivo e fale apenas do tema em debate.
  • Lembre-se que as decisões tomadas em assembleia devem privilegiar as necessidades ou vontade colectiva. Muitas vezes é necessário um esforço e algumas cedências para harmonizar posições, ideias e vontades.
  • Seja sempre correto nas suas intervenções, procure manter as boas relações de vizinhança.
  • Cumpra as suas obrigações para com o condomínio, respeite o regulamento interno e tenha as quotas em dia. Seja o exemplo que espera ver nos seus vizinhos.
  • Adote uma postura colaborativa. Apresente soluções para resolver as questões expostas.

Lembre-se que viver num condomínio organizado, funcional, seguro e em harmonia, depende principalmente de si!

  • Comentários Comentários a esta notícia ( 0 )

Pesquisar Noticias

Categorias

Tags

Notícias do Condomínio

Jornal

Nº 59 - OUT-DEZ 2018

Notícias do Condomínio