Nesta altura do ano, são muitos os portugueses que viajam para passar a época festiva do Natal com a sua família e amigos. No entanto, sair por uns dias, ou de férias, e deixar a casa desabitada é uma preocupação para a maioria das pessoas. A vigilância da sua habitação pelas autoridades é uma das formas de ir de férias mais descansado, mas a adoção de alguns comportamentos preventivos também reforça a segurança do seu lar, enquanto estiver ausente.
Não dê a entender que a casa está desabitada. Assim, poderá pedir ajuda a um vizinho ou amigo, confiando-lhe as chaves da sua casa. Desde a recolha periódica de correio, rega de plantas ou simplesmente verificar se está tudo em ordem, o apoio de um vizinho para a execução dessas tarefas pode ser precioso. Pode pedir, ainda, para deixarem uma luz da casa acesa de noite e abrir as persianas de dia.
Não mencione indiscriminadamente o facto de ir de férias, avise apenas as pessoas da sua confiança. Caso não possua alarme, este pode ser o momento ideal para o instalar. Um símbolo a sinalizar que a casa dispõe de um sistema de alarme pode ser suficiente para dissuadir e afastar visitas indesejadas. Siga estes conselhos, previna imprevistos e celebre o Natal com mais segurança. Boas Festas!
Voltar