Sabia que é possível conhecer formas de melhorar o desempenho energético e poupar energia do edifício onde habita? A ADENE – Agência para a Energia desenvolveu um Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) que informa sobre o desempenho energético de produtos que ainda não se encontram abrangidos pelas diretivas europeias de eco design utilizados nos edifícios.
O sistema está acessível através de uma plataforma electrónica. Encontrará informação sobre questões como a permeabilidade ao ar, ruído e fator solar das janelas, sobre elevadores e o seu desempenho em standby e manobra, bem como, outras características técnicas.
Nos edifícios de habitação um ascensor pode representar uma parte importante dos custos da fatura de energia do condomínio. Se à fatura de energia somarmos os custos de manutenção, então o valor sobe exponencialmente. É, pois, importante conhecer o valor do seu consumo de energia e identificar a melhor forma de promover a eficiência energética destes equipamentos.
Neste sentido, foi desenvolvida a etiqueta energética que permite avaliar o desempenho dos equipamentos de uma forma simples, através da escala de cores já conhecida. Para obter a etiqueta deverá contactar a empresa que efetua a manutenção destes equipamentos do seu edifício ou contactar uma das empresas presentes no diretório www.seep.pt.
Voltar
Icon chat bubble