Alerta Chuvas: manutenção preventiva
Efetue a
sua pesquisa
Descubra uma
loja perto de si

Notícias

Esteja a par de todas as novidades sobre a Loja do Condomínio e sobre Administração de Condomínios

Alerta Chuvas: manutenção preventiva

Notícias do Condomínio

Visto: 2852 vezes
03 de Novembro 2014
Alerta Chuvas: manutenção preventiva
O trabalho de prevenção deve ser realizado com tempo seco, o que nem sempre acontece. De modo a ajudar em situações de infiltrações e inundações há equipas de manutenção capazes de ajudar a minimizar estragos.
Com o aproximar do outono e dos meses tradicionalmente mais chuvosos os elementos das equipas de manutenção devem preparar os edifícios sob sua responsabilidade para que os mesmos enfrentem da melhor forma possível esta fase.

No entanto, o que se verifica é que por questões de disponibilidade financeira as obras por vezes urgentes ao nível de coberturas e muretes são adiadas sistematicamente e que as frações dos últimos pisos continuam, ano após ano, a ser fustigadas com gotejamentos e infiltrações. “Situações graves e para as quais não existe nenhuma situação em que sem obras de fundo a administração com a sua manutenção possa resolver ou minimizar significativamente as anomalias”, explica Sérgio Agra da Home Survey.

De modo a minorar estragos, os especialistas recomendam que nesta fase de início de outono as equipas de manutenção deem especial atenção às zonas de cobertura com o seguinte conjunto de ações preventivas: limpeza de caleiros e drenos, verificação da existência de pinhas/aranhas nos drenos, análise das coberturas de telhado para deteção de telhas partidas ou fissuradas e proceder a sua rápida substituição, verificação de chaminés e respiradores ao nível de proteções, fissurações, cobertura ou redes de proteção.

“Será ainda importante verificar o estado dos muretes e sugerimos uma intervenção de selagem de juntas caso se justifique, dado que é por este local que na maioria das vezes existe entrada de águas.”

Simultaneamente, os especialistas sugerem que o condomínio, através do placard de informação, solicite aos condóminos que limpem as goteiras e varandas e principalmente os condóminos com terraços efetuem uma limpeza geral dos mesmos e verifiquem se os drenos e caleiros estão desobstruídos.

“Recomendamos sempre que possível a limpeza dos tubos de queda assim como dos drenos que muitas vezes estão diminuídos na sua secção com acumulação de calcários resultantes da passagem de águas pluviais ao longo de anos.” Será também importante a colocação de tubos ladrão ao nível dos muretes de cobertura (em cobertura em terraço), para que em caso de saturação dos drenos exista esta saída de escoamento de emergência.
Também as zonas de garagem são normalmente afetadas na época de chuvas. Para estas áreas a Home Survey sugere a verificação dos grupos hidropressores ou sistemas de bombagem.

“Deverá ser verificado o estado das tubagens nestes locais que após o verão ficam saturadas e entupidas”, refere.
Contudo, nem todos os edifícios estão devidamente protegidos na zona de garagens e são frequentes as inundações e saturação com graves prejuízos materiais. De modo a minimizar estas situações a equipa Home Survey recomenda que, sempre que possível, a equipa de manutenção tenha ao seu dispor moto bombas para auxiliar nas situações de inundação. Estas equipas devem estar prevenidas sempre que a Proteção Civil emite alertas de forte pluviosidade.

  • Comentários Comentários a esta notícia ( 2 )

  • Comentários Enviado por: Loja do Condomínio : Caro Alvaro Pereira,



    Desde já agradecemos a Sua opinião pelo artigo.



    Cumps,



    Loja do Condomínio

  • Comentários Enviado por: Alvaro Pereira : O artigo que li insere-se no condominio que habito. Há obra e executar nesse dominio, mas a morosidade na sua conclusão ou melhor na sua adjudicaçao e grande (2 anos) . No entante podia-se fazer nalguns sectores uma prevenção o que não acontece.A administração tambem não se comove, e deixa correr...e as coisas vão-se degredando.

    Cumprimentos

Pesquisar Noticias

Categorias

Tags

Notícias do Condomínio

Jornal

Nº 57 - ABR-JUN

Notícias do Condomínio