Aos educadores,


Porquê um site sobre administração de condomínios.



Tendo em conta o elevado número de crianças que habitam no regime da propriedade horizontal, propomo-nos em conjunto com os educadores facultar às crianças conhecimentos que lhes permitam uma melhor compreensão, integração e convivência no espaço onde habitam.

Nesta fase em que as crianças procuram activamente entender a natureza da linguagem, há uma grande aptidão para a aprendizagem de novos conceitos e descoberta do seu significado - principalmente quando estes fazem parte de uma realidade tão próxima como a casa onde habitam.

A criança procura explicações para tudo o que a rodeia, sendo, por isso importante dotá-la de conhecimentos que lhe permitam entender a organização do condomínio, e a sua integração no mesmo.

Ao assumir a consciência de que o condomínio também lhe pertence, a criança desenvolve capacidades de análise crítica, de assunção de responsabilidades, desenvolvendo formas organizadas de decisões que privilegiam o interesse colectivo.

Importante para a vida harmoniosa do condomínio é também consciencializar a criança de que o condomínio é como uma grande casa onde habitam várias famílias, com as diferenças sociais, económicas, psíquicas, culturais, físicas, religiosas, raciais e ideológicas, ensinando-a a respeitar essas diferenças.

Orientar o seu comportamento por princípios de delicadeza e boa educação, não só ajuda a criança a desenvolver as suas relações sociais como garante a boa relação com os vizinhos.

Assim, torna-se muito importante motivar a sua participação na vida do condomínio, ensinando-lhes os direitos e deveres dos condóminos, a utilizar correctamente os espaços e equipamentos comuns, a manter um ambiente tranquilo, cumprir as regras de segurança de higiene, colaborando activamente para a qualidade de vida no seu prédio.